Entrevista com o fundador do Spartan Xtreme
Neste final de semana, dia 18 de janeiro, a Federação de Muaythai do Amazonas (FMAM) conversou com o criador do Spartan Xtreme, o treinador Ricardo Thai, que além de promotor de eventos, é também treinador de Muaythai
1/25/20253 min read
Neste final de semana, dia 18 de janeiro, a Federação de Muaythai do Amazonas (FMAM) conversou com o criador do Spartan Xtreme, o treinador Ricardo Thai, que além de promotor de eventos, é também treinador de Muaythai.
FMAM: Ricardo, conta para nós, como surgiu o Spartan.
Ricardo: O Spartan surgiu através de uma parceria feita em 2015 com um grupo de professores aqui de Manaus, até então, nosso Estado não havia realizado um evento de Muaythai que fosse 100% dentro das regras, oque víamos até aquele momento, eram eventos de K-1 que se assemelhavam com os eventos de Muaythai. Tive a ideia de, na primeira edição, lançar um desafio interestadual, Amazonas vs Pará.
FMAM: E conta para nós, foi dentro das expectativas?
Ricardo: Foi sim! Quando anunciamos o evento e comecei a montar o card, eu tinha uma ideia, mostrar para o Amazonas o quanto estávamos atrasados em relação ao resto do país, o problema era que, por mais que eu tentasse alertar, alguns professores eram muito resistentes a aceitar essa realidade. Por outro lado, o Estado do Pará estava muito evoluído, já participavam de campeonatos nacionais, internacionais e até mundiais, e nós, até aquele momento, nunca havíamos lutado dentro das regras profissionais, como resultado, tivemos 11 combates, o Estado do Pará venceu 8 confrontos, sagrando-se o grande campeão do confronto entre os dois Estados.
FMAM: E como esse resultado foi encarado pelos praticantes de Muaythai do Amazonas?
Ricardo: A grande maioria entendeu a proposta do evento, que era abrir os olhos para um futuro melhor dentro da modalidade, alguns, obviamente criticaram, alegando que o Estado havia atletas mais experientes e que poderiam fazer frente aos paraenses, porém, na minha opinião, o que tínhamos naquela época eram grandes Strikers, com uma capacidade incrível de vencer seus combates, mas, todos oriundos de outros modalidades, não era essa a ideia do evento.
FMAM: Ricardo, para um grande evento desse porte, é preciso um grande palco! Onde aconteceu a primeira edição?
Ricardo: A primeira edição aconteceu no principal cartão postal de nossa cidade, na Praia da Ponta Negra, aberto ao público, 100% gratuito. Foi um sucesso de público e mídia, pois, para a época, nenhum evento de Muaythai havia tido tamanha cobertura da imprensa local.
FMAM: Da primeira para a décima quinta edição que acontecerá em abril deste ano, quais os principais pontos que você pode destacar para nossos leitores?
Ricardo: A forma como venho conduzindo o evento hoje é completamente diferente se comparado à primeira edição, hoje, a proposta do Spartan é ser um evento profissional que projeta seus atletas para eventos maiores, a nível nacional e internacional. Por aqui para grandes nomes do Muaythai local, como por exemplo, o Virgílio da Império Muaythai, o Bruno Brito da Brotherhood, o Noé Monteiro da Blackout Team e vários outros,além dos grandes talentos revelados em nosso ringue, como Natália Oliveira, Amanda da Vikings Muaythai, etc...
FMAM: Hoje o Spartan se tornou um evento Misto, por quê?
Ricardo: Quem faz evento sabe o quão caro é realizar um evento, ainda mais se você busca qualidade... Então, havia a necessidade de criar novas parcerias e, com isso, melhorar consideravelmente o público dos eventos de luta. Antigamente você queria assistir uma luta de MMA, você tinha que ir a um evento específico ou, caso quisesse ver uma boa luta de Boxe, também tinha que ir a um evento de boxe, então, inspirado em um outro evento local, decidi agregar várias modalidade e, assim, criar um evento misto, como acontece no OneChampions Ship. Hoje o Spartan desponta da ser um dos melhores eventos de luta do Amazonas, como o Open Xtreme e o Star Striker, que para mim, são referências em nosso Estado.
FMAM: Aproveita e convida a quem está lendo para a 15º edição!
Ricardo: Para você que ama ver boas lutas, para você que curte a adrenalina de estar em cima de um ringue... Convido a todos a se juntar a nós na super edição que acontecerá dia 19 de abril, sábado, aqui em Manaus!
Enviem seus currículos para meu whatsapp 92 981703793, será uma honra ter você em nosso evento
FMAM: Sawadee Krap, professor! Até a próxima, se Deus quiser.
Esporte
Promovendo competição, disciplina e educação esportiva.
Em manaus - Amazonas
inscreva-se
fmam@fmam.com.br
+55 92 9602-8078
© 2024. All rights reserved ALGOL Desenvolvimentos